• A importância de um profissional de relações públicas para a área da saúde

    Uma Instituição relacionada a serviços de saúde, geralmente, é composta por diversos especialistas de diferentes áreas que estão inseridos dentro da Organização. Quando o profissional de relações públicas precisa construir a imagem da Instituição na imprensa, é preciso que seja feito uma reunião com os médicos, para identificar as especialidades de cada um e definir quem será o porta-voz das pautas trabalhadas durantes os meses.

    É o caso do Centro Paulista de Oncologia (CPO) – Grupo Oncoclínicas, conhecido como a maior rede de Oncologia da América Latina, que funciona como uma grande Instituição composta por diversos médicos. O profissional de RP deve variar os porta-vozes de acordo com o assunto que será abordado no texto para que o CPO, no caso, seja conhecido por diversas vertentes nos diferentes tipos de imprensa.

    Além disso, é necessário avaliar o perfil de cada médico para entender quais são os espaços que cada um deles se encaixa melhor. Alguns apresentam um perfil mais apto para falar em entrevistas em TVs, outros em rádios e outros preferem dar entrevistas por telefone que são publicadas em jornais e revistas. Isso facilita na hora de criar uma divisão para escolher o especialista que vai comentar determinado assunto.

    Mas como divulgar o trabalho uma Instituição na mídia?

    Especialista do Centro Paulista de Oncologia em destaque na matéria do Correio Braziliense
    Resultados do CPO no Correio Braziliense

     

    Além das práticas já citadas por aqui, como o follow up ativo, a produção do press release, os brainstormings semanais e networking, os clientes relacionados a área da saúde também precisam de outros complementos que ajudam na construção do nome na mídia.  Para isso, é necessário criar um bom relacionamento com os médicos que trabalham na Instituição, principalmente pelo fato de conseguir encaixá-los como sugestão de fonte para comentar algum assunto ou pesquisa.

    É importante também que o profissional de relações públicas mantenha uma consulta diária em sites importantes como a Revista Science, por exemplo, que é conhecida mundialmente por publicar os estudos recentes feitos por renomados especialistas do mundo. Com isso, é possível aproveitarmos o tema e transformar em sugestão de pauta.

    Um exemplo disso realizado na Digital Trix foi quando a Revista Science publicou em uma edição uma pesquisa que falava sobre as possibilidades de desenvolver o câncer por fatores genéticos, fatores habituais e por mutações genéticas das células (que aconteciam involuntariamente). A partir de uma entrevista dada por um especialista do CPO para o Correio Braziliense, foi possível desenvolver uma pauta, resultando publicações em outras mídias de sucesso.

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