• Marketing 4.0: Relacionamento na era digital

    Philip Kotler inicia 2017 com seu novo livro repleto de tendências para os profissionais do mercado. O tal do marketing, agora digital, que ainda assusta muitas empresas precisa estar em constante renovação para cativar seu público e entregar a melhor experiência possível.

    O livro Marketing 4.0: Moving from Traditional to Digital, ainda sem tradução em português, já está à venda em algumas livrarias do país e traz a continuação do Marketing 3.0 – lançado há dez anos e que é de leitura obrigatória para quem atua nesse mercado. Nele, Kotler mostra a importância de pensar no consumidor em todas as etapas do trabalho e fazer com que todo o processo seja orientado por um ser humano.

    Marketing 4.0, a era da interação

    No livro, Kotler questiona como as empresas sobreviverão num universo tão conectado onde todos utilizam a internet para pesquisar, comparar produtos e preços e conversar. A resposta parece simples, mas além de requerer alguns cuidados importantes muitas empresas ainda ignoram: o relacionamento.

    Mas quando falamos em relacionamento, esqueça aquele planejamento raso com conversas que mais parecem monólogos. É preciso transformar o consumidor em advogado da marca, o cara que vai indicar o seu produto ou serviço. Isso porque as avaliações e opiniões das conexões das pessoas contam (e muito!) no momento de decisão de compra.

    É hora de olhar para o seu planejamento

    Mas antes de iniciar uma estratégia de relacionamento é preciso analisar todo o processo. Como você está divulgando a sua marca? Rever o planejamento e fazer ajustes é um passo muito importante. Antes de dar voz é preciso alinhar o seu discurso.

    E quando falo em alinhamento eu quero dizer o todo. Seu site proporciona uma boa experiência ao usuário? Sua equipe de atendimento consegue solucionar e, de fato, atender bem o cliente? Seu produto pode ser melhorado? São tantas perguntas pertinentes a se fazer que o melhor a se fazer é reunir a equipe e fazer uma boa análise.

    Com um planejamento renovado é hora de iniciar a sua estratégia de relacionamento, e para isso existem canais e formatos diversos para interagir com quem de fato importa: o seu público-alvo. Basta olhar as principais tendências digitais para 2017 para ver que o relacionamento continua sendo a melhor forma de atrair clientes e fazer da sua marca um grande destaque no mercado.

    Preparado para abraçar o marketing 4.0 e transformar a sua forma de se comunicar com o consumidor? Então coloque em prática o seu planejamento e dê voz ao seu consumidor de forma interativa, inteligente e com uma experiência única.

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