• Seis boas dicas para estruturar o seu plano estratégico de 2017

    Final do ano? Esta é a hora certa para uma reflexão profunda entre os decisores da empresa; As próximas ações são definidas antes mesmo de o ano começar

    Costumo dizer que dezembro é o momento mais introspectivo do ano apesar das festividades, pois é neste período que fazemos a análise de todas as ações conduzidas, reavemos as que não surtiram tanto efeito no resultado final do cliente e, claro, traçamos os próximos desafios a partir daquilo que já foi atingido. Contudo, como estruturar um planejamento de modo a facilitar o dia a dia da assessoria de imprensa e garantir que as ações sejam certeiras?

    Abaixo, trouxe algumas sugestões:

    1. Coleta e análise de dados

    Para construir a base de qualquer plano estratégico, é necessário levantar todos os relatórios, press releases, ações de marketing, mídias sociais, relacionamento com jornalistas, entrevistas concedidas, entre outras ações inerentes da área de comunicação. Uma dica é utilizar um relatório de Key Performance Indicator (KPI) e fazer este tipo de levantamento mensalmente para não se perder na coleta de dados.

    1. Pesquisa de satisfação 2016

    É importante o disparo de, no máximo, duas pesquisas de satisfação para entender quais são as expectativas e possíveis frustrações do cliente. As respostas ajudam na hora de traçar as próximas metas, além de melhorar o serviço prestado. Esta dica possui desdobramento no tópico 6.

    1. Entenda o cenário micro e macroeconômico

    Escrevi um artigo falando sobre a análise SWOT e o seu papel na gestão da marca. O material é um ótimo exemplo da importância de se analisar o cenário micro e macroeconômico. Costumo dizer que: “assim como a bula de um remédio, as ameaças versus oportunidades precisam ser de conhecimento geral da agência de Relações Públicas que está à frente da comunicação. E não somente as ameaças. Os pontos fortes e fracos, fatores predominantes de um ambiente interno, ajudam no mapeamento e controle do fluxo organizacional”.

    1. Definição de metas

    Este é o momento de vislumbrar o futuro. A coleta e o mapeamento de mercado, atrelado aos dados devidamente analisados, ajudam na hora de planejar os próximos passos como a vinda de novos serviços (pressupondo que a demanda tenha crescido) ou, ainda, o fim de um departamento (caso o seu ROI não tenha sido satisfatório). É importante saber se a conta fechou e se o timesheet foi coerente em relação aos desdobramentos de cada marca atrelada ao portfólio da agência. Sintetizando, é possível desenhar as metas de cada cliente em termos de pauta, relacionamento com a imprensa, novas abordagens em editorias midiáticas, oferta de novos serviços, ideias de press releases, coletivas de imprensa, brunches, etc. É um momento de reflexão profunda entre os decisores da empresa.

    1. Novos negócios + Novos orçamentos

    A definição do plano de ação traz consigo a necessidade de se criar negócios e/ou departamentos inovadores (partindo do princípio de que possivelmente possa existir um aumento na demanda interno-externa), que resultam em outros tipos de orçamento para a agência. Tornar a comunicação 360º é saber explorar novos nichos de consumidores e se tornar uma empresa mais competitiva no mercado. Só é preciso tomar cuidado na hora de precificar ou, ainda, atrair novos negócios com um orçamento apertado e mão-de-obra não suficiente para a oferta do serviço.

    1. Fidelização da carteira de clientes

    Por último e não menos importante: fidelização. Aliás, acredito que este seja o principal tópico do artigo e, também, um desdobramento da pesquisa de satisfação, pois é por meio dela que o serviço pode se tornar mais personalizado e o cliente fiel à agência. É muito mais inteligente entregar um atendimento diferenciado para um cliente antigo da casa do que tentar abraçar o mundo na prospecção de novas contas, pois geralmente as marcas fiéis correspondem a mais de 50% do faturamento da agência e cliente contente é cliente porta-voz do nosso trabalho.

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