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O Novo Profissional de Relações Públicas

O papel do profissional de Relações Públicas é formar o nome de seus clientes, passando credibilidade e confiança. Com a modernidade e o surgimento da tecnologia, esses profissionais tiveram a necessidade de se renovar e apostar em novos caminhos com o objetivo de atrair oportunidades atuais e inovadoras para seus clientes.

Diante deste cenário, existem algumas características que compõe o perfil de um RP. Segundo a Associação Brasileira de Relações Públicas, a definição que mais se encaixa com um profissional da área seria “a sinergia diante as atividades, esforços e planejamentos contínuo para estabelecer e manter a compreensão mútua entre uma instituição pública ou privada e os grupos de pessoas que estejam, direta ou indiretamente, ligados a ela”.

Além de gerenciamento de crises, mediação de conflitos e desenvolvimento de alianças estratégicas, produção de conteúdo e follow up ativo, existem algumas novas estratégias que um bom profissional de Relações Públicas deve seguir com o intuito de se atualizar. Confira abaixo:

Enxergar com os olhos dos clientes: Para manter um trabalho satisfatório e positivo, antes de tudo, é preciso que o profissional saiba identificar e entender a visão de outras pessoas. Não é sempre que você irá agradar os clientes, por isso, enxergar o cenário do problema é o primeiro passo para encontrar o caminho de solucioná-lo. Converse com o cliente, analise todos os pontos da situação e entenda qual a dúvida para achar a melhor forma de esclarecer, deixando ambos os lados felizes.

Estar em constante atualização: Todo mundo sabe que hoje as informações se espalham em questão de segundos. Se atualizar é um dos principais pontos que compõe um novo RP. Para seguir essa linha e não ficar para trás, invista em cursos, faça pesquisa recentes e saiba de tudo o que está acontecendo no mundo das Relações Públicas. Não faça sempre a mesma coisa: inove, amplie o escopo de comunicação. O mercado é concorrido e qualquer diferencial pode ser a chave para o sucesso.

Mostrar preocupações com os prazos dos clientes: Esse item pode parecer um pouco óbvio para quem trabalha em uma agência de Relações Públicas. Mas, muitas vezes, o prazo de entrega pode ser um tiro no pé. Como geralmente uma agência de comunicação está acostumada com o gerenciamento de diversas contas ao mesmo tempo, é interessante talvez criar uma planilha de controle e evitar assim problemas futuros. Dessa forma, é possível fazer um controle de prioridades e datas para que não seja perdido nenhum timing de divulgação.

Explorar a capacidade de relacionamento: Como já citado em textos anteriores, o networking é uma chave importante para um profissional de Relações Públicas. Isso te ajudará a trazer bons resultados em curtos prazos. Quanto mais contatos, maiores são as chances de satisfazer o seu cliente, se tornando uma referência para ele.

Beatriz Destefani

Beatriz Destefani

Beatriz Destefani é jornalista e integrante da equipe de PR e Comunicação da Digital Trix.