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Como o networking pode ajudar um profissional

Uma vez no ambiente profissional, existem práticas que podem ajudar no seu relacionamento com clientes, colegas de trabalho e outro profissional no qual você se relacione ou tenha interesse em se aproximar. Um exemplo é o networking, que consiste em manter contato com outros profissionais.

O contato de networking não deve se restringir apenas ao círculo do mercado em que o profissional se encontra naquele momento. Ele deve se expandir na rede, abrindo oportunidades de relacionamento em outros círculos profissionais. É preciso ver essas pessoas como parceiras, mostrando-se simpático e cordial, pronto para ouvir.

Busque causar uma boa impressão. Preocupe-se em escutar e focar sua atenção em pessoas nas quais você vê potencial de um relacionamento futuro seja como fornecedor, parceiro de negócios, sócio ou funcionário.

Se for um primeiro contato, explique de forma calma e objetiva quem você é, o que faz e como chegou até esse ponto. Mas além de falar sobre você, mostre-se interessado na história daquela pessoa, nos caminhos que ela seguiu. Uma boa ideia é reservar um almoço por semana para se encontrar com um profissional que nunca tenha visto, mas que tenha sido apresentado por outro profissional. Isso aumenta sua rede.

O networking está baseado em relações de troca, na qual você não pode pensar apenas nos benefícios que ganha, mas também no que você tem a oferecer.

Quando participar de eventos, aproveite para levar o cartão de visitas, e busque conversar com o maior número de pessoas. Não só CEOs e Diretores, mas funcionários que estão no dia a dia da empresa.

Por fim, mantenha as redes sociais como Facebook e Linkedin sempre atualizadas, assim qualquer pessoa que se interessar pelo seu trabalho, pode te conhecer mais rápido e ter um caminho mais certo para chegar até você.

Giovanna Fiorillo

Giovanna Fiorillo é jornalista e responde pelo Relacionamento e Ativação da Digital Trix.