17maio
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A função do media briefing na agência de RP

Esse documento é imprescindível para que o cliente conheça mais sobre o veículo de comunicação e o jornalista com quem conversará

O media briefing é um conjunto de informações relevantes sobre o jornalista e o veículo de comunicação no qual ele trabalha. Em uma agência de relações públicas esse material é utilizado para preparar o cliente para entrevistas e ações de relacionamento.

O profissional de RP, então, deve preparar esse paper com informações cruciais para que o cliente se sinta preparado para encontrar e conversar com o jornalista. Esse material é um adicional fundamental dentro da agência, pois ajuda o cliente a se organizar e entender o foco da conversa.

Primeiro é importante separar as informações de quando, onde e com quem o cliente vai conversar. Sendo assim, as informações principais ficam no começo do documento, orientando o cliente e já ajudando na preparação. Por exemplo, caso o jornalista vá entrevistar o cliente em seu ambiente de trabalho, ele já sabe que o ambiente deverá estar arrumado, que ele deve pensar em um roupa que passe seriedade e que a empresa deverá estar em um clima tranquilo.

O próximo passo é passar um pequeno perfil sobre o jornalista com quem o cliente vai conversar. Uma foto, informações sobre o trabalho que ele faz no veículo de comunicação, prêmios recebidos, entre outras informações que apresente o jornalista para o cliente, para trazer segurança para ele. Além disso, é importante prepara um material sobre o próprio veículo de comunicação, a tiragem, se o conteúdo é veiculado em todo o Brasil, quais os principais assuntos tratados.

Logo em seguida, o assessor responsável pela conta deve colocar os talking points da entrevista e da ação de relacionamento. Para criar este conteúdo é necessário analisar matérias que o jornalista já escreveu, qual o viés dessas matérias e orientar o cliente sobre o que falar e sobre o que não falar durante a conversa.

Também é interessante acrescentar dados sobre o mercado no qual o cliente se insere para enriquecer a conversa. E por fim, selecionar algumas matérias que o repórter já fez para que o cliente entenda como ele escreve e quais os tons das matérias.

O media briefing é um material fundamental tanto para o relações públicas, quanto para o cliente, pois ajuda a preparar ambos para as ações de relacionamento e para as entrevistas com o jornalistas.