• Marcas invadem o universo dos games

    O Pokémon Go já se tornou febre entre os usuários. No Japão surgiram rumores de que a rede de lanchonetes Mc Donald’s começou a patrocinar o aplicativo, o que rendeu um aumento de 9,8% nas ações da rede.  Segundo o site de notícias TechCrunch, 3.000 restaurantes se tornariam ginásios ou campos de batalha para caçadores de Pokémon.

    O McDonald’s não é a primeira empresa a ser divulgada dentro de jogos. Essa técnica é chamada de in-game advertising e consiste em inserir os anúncios da marca de forma natural dentro do jogo, fazendo parte do seu cenário.

    Na época em que o Orkut ainda reinava na preferência das redes sociais, a Kraft Food usou o jogo Colheita Feliz para divulgar o Mini Bis. Os jogadores plantavam uma semente azul e depois de algumas horas viam ‘’crescer’’ uma árvore que dava o produto como fruto. Quem também utilizou o jogo foi a Unilever com o Surf Líquido Super Concentrado, em que os usuários usavam o Surf como fertilizante para deixar as flores com duas vezes mais perfume.

    Os jogos estão ficando cada vez mais realistas, com gráficos perfeitos e situações que imitam diversas situações do dia a dia. Os jogadores mostram ainda mais entusiasmo quando as marcas dos objetos usados são reais. Em algumas das expansões de The Sims 2 o jogador conseguia fazer a mobília da casa com produtos da loja Ikea e também visitar lojas da H&M, o que tornava o jogo muito mais realista.

    Com a participação no game, o público acaba por interagir de uma forma mais direta com a empresa, o que torna essa abordagem diferente das convencionais. Lembre-se que apesar do Pokémon Go já ser um sucesso, ainda estamos falando de um jogo que assim como todos tem o seu público bem segmentado, mas que pode ser uma oportunidade relevante principalmente para estabelecimentos.

    Como a realidade aumentada do game faz com que os usuários caminhem pela cidade para capturar os Pokémons, imagine ter a possibilidade de oferecer seu endereço como “esconderijo” de um deles? Por consequência, mais pessoas podem aparecer e aproveitar promoções especiais. Fique ligado nas novidades do meio, pois essa prática já virou tendência e só tende a crescer.

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