• Influenciadores e os motivos que fazem a opinião deles valer mais do que mil palavras

    O marketing de conteúdo vem ganhando cada vez mais espaço no planejamento estratégico de empresas. Apesar de não ser nenhuma grande novidade, o fato é que o poder do antigo boca-a-boca ganhou uma roupagem tecnológica graças ao crescimento das mídias sociais e, a reboque, passou por um processo de profissionalização. Os tão famosos influenciadores da web têm mostrado o quanto seu  fiel público de seguidores está disposto a consumir os produtos e serviços que recomendam. E, acredite, as pessoas do outro lado da tela entendem que se trata de uma postagem paga, mas ainda assim o que pesa no momento da decisão de compra é justamente a credibilidade de quem assina a informação.

    A Forbes norte-americana publicou no final de 2016 um artigo assinado pelo colunista AJ Agrawal entitulado Why Influencer Marketing Will Explode In 2017 (ou Por que o Marketing de Influência Vai Explodir em 2017, em tradução livre para o português) , que exemplifica bem o poder de um influenciador e as razões que fazem do chamado marketing de inflência uma das principais ferramentes de comunicação para atingir o público consumidor e maximizar a exposição de uma marca. Agrawal, entre outros aspectos, ressalta que personalidades como Kylie Jenner são como o colega popular dos tempos de colégio, aquele que dita as tendências naquele ambiente. E esta é a razão pela qual uma simples imagem publicada no Instagram oficial da it girl com a menção a uma marca de roupas gerou mais de 2 milhões de likes e certamente um incremento considerável nas vendas do produto referendado.

    Investir em ações que envolvam a geração de branded content por influenciadores nem sempre terá um baixo custo. Dependendo do tipo de abordagem e do volume de seguidores, os valores podem ser comparados ao de uma completa campanha publicitária. Ainda assim, a grande moeda de troca nessa relação é a credibilidade de quem transmite a informação e a efetividade do poder de curtidas, compartilhamentos e ativações geradas pelo seleto público de seguidores dessas celebridades da Era Digital. E não se engane, esse é o tipo de gasto capaz de gera retornos surpreendentes e impulsionar em tempo recorde uma marca se integrado devidamente ao planejamento estratégico de comunicação e negócios de uma empresa e/ou produto/serviço.

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