• 3 dicas de gestão de tempo para um profissional de Relações Públicas

    O dia a dia de um PR exige muitas atividades, é preciso organizar o tempo para lidar com as tarefas exigidas. A agenda do Relações Publicas envolve uma comunicação 360º, com diversos clientes, jornalistas e serviços, como assessoria de imprensabranded content, treinamento e palestras, endomarketing, mídias sociais, consultoria de comunicação, análise de reputação, storytelling e gestão de crise – tudo isso diariamente.

    Para dar conta de tudo o que se propõe diariamente é necessário fazer uso de algumas estratégias de gestão de tempo, para construir uma interação mais produtiva e realizar o melhor desempenho no trabalho. Confira as dicas:

    1: Mantenha a calma e veja as prioridades

    Tem dias que parece que uma bomba vai explodir e que não será possível dar conta de todas as atividade: é preciso divulgar um cliente, trabalhar na gestão de crise de outro, atender diversas demandas e ainda seguir o planejamento, mas calma! O primeiro passo é listar todas as ações visando as prioridades. Faça um planejamento diário e semanal, nele coloque as atividades mais urgentes listadas. Também cheque quanto tempo será dedicado para cada uma delas, e as que não forem possíveis na lista diária devido a imprevistos, passe para a programação semanal.

    2: Tempo X produtividade

    Ficar horas a mais na agência não significa estar dando o melhor rendimento, isso pode representar improdutividade e má gestão de tempo. Realize um planejamento pessoal, mantenha a organização em relação a cada documento, e- mail e material de trabalho, conte com objetivos diários e uma equipe pronta para ajudar. É necessário valorizar o seu tempo, mas também o da equipe, contando com ferramentas organizacionais para manter em dia todas as atividades e ser possível monitorar o que já foi ou não realizado. Um exemplo disso são as ferramentas de organização gratuitas e online, como Asana, Trello e Basecamp.

    3: Não deixe para depois

    O hábito de procrastinar uma atividade já aconteceu com todo mundo. Normalmente por ser uma tarefa “chata”, longa ou até difícil, mas é possível deixar essa péssima prática para trás. Se o “problema” é que ela é longa, então delegue um horário para começar e terminar e a divida em alguns dias – assim não vai se tornar algo “pesado”. Caso o problema seja a dificuldade, então peça ajuda dos colegas do escritório, eles podem te dar uma nova visão. E se por um acaso você achar a tarefa chata, pense na sua importância a pequeno, médio e longo prazo, além do retorno e conhecimento que ela pode trazer a você.

    O dia a dia em uma agencia de RP é corrido, mas por meio de uma gestão completa da organização de tempo, adotando medidas como listas diárias, planejamento, agenda de tarefas e compromissos, checklist de suas tarefas, definindo o que é prioridade, é possível realizar todas as atividades com eficiência e no prazo.

     

    Ouça nossos podcasts no Spotify

    Ir para o Spotify

    Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail: