• O que faz um Analista de Mídias Sociais?

    Dentre as profissões mais versáteis que existem no mercado de comunicação está o analista de mídias sociais – uma profissão recente e que enche os olhos de muita gente que está iniciando no mercado de trabalho ou que deseja mudar de área.

    Mas se você acha que trabalhar com Social Media consiste em passar o dia todo no Facebook compartilhando vídeos de cachorrinhos e bebês fofinhos, pode tirar o cavalinho da chuva. Esse profissional escreve, cria artes, faz atendimento, gerenciamento de crise, gerenciamento de projeto, business intelligence, dentre muitas outras tarefas.

    Para entender um pouco mais sobre o que faz um analista de Social Media, listamos as principais habilidades que esse super profissional deve ter para conseguir destaque no mercado. Confira!

    Estar sempre informado

    via GIPHY

    Um bom analista de Social Media precisa estar de olho no que acontece no mundo – e em TODOS os assuntos. Isso porque não adianta só manjar muito sobre o portfólio do seu cliente e esquecer o resto das coisas. Esse profissional tem em mente que uma notícia sobre política pode se transformar num gancho para fazer uma divulgação estratégica para seu cliente, e ainda prever tendências que podem ajudar bastante a marca para quem está trabalhando.

    Por isso, o analista de mídias sociais deve ler, ler e ler muito. Jornais, revistas, sites, blogs, bulas de remédio e tudo o que puder muni-lo de informação para uma boa estratégia editorial.

     

    Ter um bom vocabulário

    via GIPHY

    Quanto mais informado e com a leitura em dia, mais palavras e termos você conhecerá – e cá entre nós, um rico vocabulário é essencial não somente para trabalhar com social media, mas para qualquer outra profissão.

    Além de notícias, livros (não precisa ser só temas corporativos não: Harry Potter também tá liberado) são fundamentais. A dica é ler ao menos um título por mês e estar de olho nos mais recomendados do momento.

     

    Ter um quê de designer

    via GIPHY

    Não precisa ser o mestre do Photoshop, mas saber criar imagens de qualidade e relevância é fundamental. Em alguns casos, as equipes podem ter um profissional dedicado a fazer somente as imagens – e aí a sua habilidade também é importante, pois é você quem vai brifa-lo para um layout perfeito.

     

    Ser organizado

    via GIPHY

    Ah, a organização. Pode parecer meio óbvio, mas a realidade é que muita gente não se organiza bem para trabalhar nessa área e acaba patinando um pouco. Em agências, é normal que um analista fique responsável por mais de um cliente – e se não há um cronograma bem organizado é possível que falhas ocorram.

    Por isso, tenha um cronograma bem detalhado, coloque lembretes no seu celular e utilize planilhas para organizar todas as informações utilizadas no seu dia a dia. Uma dica para gerenciar cada projeto é utilizar ferramentas de produtividade, como o Trello, Basecamp, Todoist, etc. Existem diversos no mercado que são fáceis e até mesmo gratuitas.

     

    Ter perfil analítico

    via GIPHY

    Durante todo o dia você estará analisando algo: citações da marca, tendências, concorrentes, reclamações, elogios e muito mais. Um bom profissional de social media deve ter esse olhar analítico, pois assim pode trazer insights não só editorial – mas também de produtos e negócios ao seu cliente. Essa é a melhor forma de agregar valor ao seu trabalho e conseguir mostrar como as redes sociais podem trazer retorno do investimento.

     

    Essas são algumas das habilidades de um bom profissional de mídias sociais. Deu pra ver que o trabalho vai muito além de publicar um vídeo na página do cliente, né? Se você precisa de uma equipe preparada para gerir a sua marca, conte com a Digital Trix – cuidamos das redes sociais, desde o planejamento até a execução e apresentação de resultados. Que tal marcar um bate papo com a gente?

    Ouça nossos podcasts no Spotify

    Ir para o Spotify

    Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail: